20 setembro, 2011

o DANK está de LUTO


Morreu na noite passada, 19 de setembro, em Porto Alegre, sua terra natal, o professor Naum Keisermann, 94 anos, um dos símbolos da medicina pelotense. Ele chegou aqui na condição de jovem médico, especializado na área de tísio-pneumologia, e marcou época na Princesa do Sul. Seu nome figura entre “Os Grandes” de Pelotas, e desaparece em pleno período do bi-Centenário.

O professor Naum, apoiado pelo dr. Oscar da Cunha Echenique,  vice-prefeito de Pelotas pelo PTB, e íntimo amigo de Leonel Brizola, conseguiu viabilizar a Faculdade de Medicina do IPESSE (Instituto  Pró-Ensino Superior no Sul do Estado) graças às brizoletas conseguidas junto ao Governo do Estado. Foi Oscar quem recebeu de Brizola as “brizoletas”, decisivas para a obra. Além de criador, Naum Keisermann foi diretor da Faculdade de Medicina por quase 25 anos. Esta faculdade isolada viria a ser  incorporada  à Universidade Federal de Pelotas, Instituição criada a 8 de agosto de 1969. Naum, Professor Emérito da UFPel, dá nome ao Diretório Acadêmico da Medicina e ao Auditório Central da Faculdade, no bairro Fragata.

Naum Keisermann foi o responsável pela vinda do professor Amílcar Gigante para a Faculdade de Medicina de Pelotas, tendo este retornado de Curitiba. Mais tarde, Naum seria Assessor Especial da Gestão Gigante (1989-1992) na UFPel. Naum foi presidente da Fundação de Apoio Universitário, FAU; diretor do Hospital-Escola da UFPel; diretor da Faculdade de Medicina; assessor especial de Amílcar Gigante; criador da Faculdade de Medicina.

Casado com Dona Clara, que reside em Porto Alegre,  o casal tem  três filhos, duas noras e um genro,  oito netos e sete bisnetos.

Tão logo foi informado do falecimento do professor Naum Keisermann, o vice-reitor Manoel Luis Brenner de Moraes viajou para Porto Alegre, onde representará a Universidade Federal de Pelotas nos atos de sepultamento de seu Professor Emérito, programados para as 16h30min desta terça-feira(20), no Centro Israelita Portoalegrense.


Professor Cachoeira; Renato Badia da Cruz (presidente do DANK); Dr. Naum; Professor Farid

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião a cerca deste post.